sábado, 30 de maio de 2009

Dia 17 Bilene ‘regresso’ às férias na juventude dos meus pais

Maputo - Bilene


Xoane (Olá)!!
África Minha por 3 semanas, só resta 2 dias. A contagem decrescente não pára. A velocidade da mesma parece-me cada vez maior.
Hoje a Moçaventura saiu de Maputo rumo à estância balnear do Bilene.
Amigo João inventa um fim-de-semana para ainda me mostrar o Bilene, onde os meus pais faziam férias de verão há mais de 30 anos, e também a praia da Maçaneta, escapadela para uns mergulhos à saída de Maputo (amanhã).
Saída bem cedo com algumas paragens até ao destino.




1ª Paragem Bazar do Zimpeto – Feira de Carcavelos parece brincadeira comparada com o Bazar. Este entreposto tem moçambicanos a vender tudo. Elas a carregar enormes sacos de batatas ou outros pesos brutos em cima da cabeça, e ainda com um bebé às costas amarrado com uma capulana. Imensa confusão. Muita negociação. Mais um filme incrível para levar no meu álbum de recordações.
Ao caminho.


Entretanto já passámos pela lixeira à saída de Maputo.
Inacreditável!!

Lado mau da cidade. Ainda passámos pelos bairros no Chiquelene, onde as bancadas de venda são ali mesmo em cima da estrada, com muita gente, com a condução perigosa daqui, com barracas, com casas degradadas, com pobreza.



Saímos da cidade temos 180km para fazer (estrada boa).


2ª Paragem Padaria local – Carregar de pão e beber um expresso. Deixo uns meticais com um pobre velhote que já mal falava à porta da padaria. E siga.


3ª Paragem Comprar bananas – À beira da estrada. Saudades. Vivi este filme no Dia 2 da Moçaventura a caminho de Inhambane.

4ª Paragem Castanha de caju – Uma vez mais na ‘loja’ do costume, à beira da estrada. Do melhor. Fomos invadidos por uns 10 moçambicanos que carregavam alguidares com 3 ou mais kg de caju. Negociação pura e dura. O ‘Pai’ João não dá vazas. Baixa o preço em 40% depois de 5min de grande confusão.



5ª Paragem Árvores de maçala – Parecem umas laranjas grandes, verdes, muito duras, fruto doce, procurado pelos elefantes.. e por nós. Sempre a aprender.


6ª Paragem Florista – Adivinhem.. à beira da estrada. Muito giro. Vasos muito originais feitos a partir de troncos velhos.



Ali ao lado o mofana (menino) Leonardo, com a mãe a fazer-lhe um curativo numa valente ferida na perna. Mais um amigo por terras de Moçambique. Mais uns meticais para ele comprar qualquer coisa.




Chegámos ao Bilene.
Antiga colónia balnear dos Correios, dos Caminhos de Ferro, e local de casas de férias.

Mesmo colado a uma enorme lagoa. Espectacular.



Do outro lado da lagoa existe uma língua de areia onde eles costumam abrir um canal para fazer entrar na lagoa a água do mar.






Caminhos no Bilene são muito acidentados, como é costume aqui, e com muita areia.
Montados no jipe aproveitamos para uma volta por esta vila calminha.
Cada casa de férias!


À boa maneira moçambicana há sempre amigos em qualquer lado para nos receber.
E assim foi.
O amigo Maltez deu uma almoçarada, também com a companhia do Ilídio e da João, que durou horas. Amêijoas, caranguejo, caril de peixe, cabrito assado com mandioca. Que abuso de almoço bem regado também.
Uma tarde muito bem passada. Histórias destes nossos amigos. Foi só rir. Boa disposição.
Os caseiros (empregados) Silva e Verdiano também foram arrastados para a brincadeira.
Assim chegámos ao final de mais um dia.

Matei saudades de casa. Está quase.
Khanimambo (agradecimento) por me acompanharem nesta aventura.
Amanhã voltarei para contar o penúltimo episódio.
Beijos e abraços.
Molungo Miguel desde o Bilene.
Hambanine.

Sem comentários:

Enviar um comentário