sexta-feira, 15 de maio de 2009

DIA 2 - 6h para o paraíso: Tofo

Maputo – Inhambane

Hoje estava na expectativa de conseguir o acesso a Internet para poder partilhar a minha aventura. Poder chegar até vocês e vocês até mim. Foi frustrante. Tinha de trocar primeiro EUR para Meticais, mas quando finalmente consegui pagar e sentar-me ao computador tinha de me pôr a andar. Tínhamos uma viagem planeada para hoje.

Programa: Viagem para Inhambane 6h.

4h Estrada boa. Barracas à beira da estrada. Muito lixo na berma. Pessoas a andar a pé mesmo em cima da estrada… África!!

2h Estrada má. Barracas na mesma. Com lixo à mistura. Mais pessoas a pé. Ultrapassagens perigosas. E buracos na estrada com o tamanho de meio metro. Ficas com a sensação de existirem mais buracos que alcatrão.

Capitão João ao volante a guiar-nos pelo que eles descreviam “ Isto sim. Aqui estás mesmo em África”.

A meio da nossa viagem encontramos esse lado. Essa realidade tão característica desta região do Globo. Ainda o jipe está na estrada o João avisa: “ Vamos comprar bananas vejam-nas a correr…”. Elas a 50m dos jipes arrancam com cachos de bananas a correr e a cercar o jipe. Parecia a República das Bananas.





A condução aqui é completamente diferente. A somar às estradas que eu descrevi uns parágrafos acima. Mas falta uma 3ª variável para tornar a viagem mais radical ainda: todo aquele filme de vegetação de um lado e do outro da estrada, palmeiras, capim.. as 2 faixas de rodagem mas iluminação?!? Nada!! Mesmo que sabendo que por vezes estávamos no meio de uma povoação mas já não se via nada. Aqui escurece às 17h.

21h e finalmente chegámos ao Tofo. Todos partidos. Mesa posta. Lume aceso. Tudo a postos para uma patuscada. “Combustível” para dar conta da churrascada.. Catembe. Provei uma bebida nova. Eu chamei-lhe Sangria Moçambicana e gostei!! Vinho Tinto + Coca Cola + Gelo. Muito bom.

Bom por hoje já chega. Amanhã vou ter muito que contar. Praia de fazer inveja, mas não só Moçaventura ainda está no começo.
Beijinhos Molungo (Branco) Miguel.

Hoje matei saudades lá de casa pelo telefone. Foi bom voltar a ouvi-los mas soube a pouco e rebentei logo com o meu carregamento do Tudo Bom (Vodacom).

Sem comentários:

Enviar um comentário