sábado, 16 de maio de 2009

DIA 3 - Barra.. Tofo.. Tofinho.. Já não saio daqui!!

Barra – Tofo (Inhambane)


Acordei cedo.. Bom talvez não. Creio que ainda ando a recuperar daquelas noite mal dormidas desde Lisboa até Maputo.


Primeiro acontecimento do dia Pequeno Almoço à Inglesa. Se calhar aqui é Pequeno Almoço à Sul Africana. Ovos estralados, salsichas, bacon, pão, etc. Primeiro hesitei. O meu estômago não estava preparado para uma ‘bomba’ daquelas logo ao acordar. Mas depois pensei melhor e comecei a ver que o dia ia ser puxado e que a próxima refeição podia não ter hora marcada. E foi a melhor coisa que fiz.

Tudo para dentro do jipe. Primeira paragem Barra.
Isto é um SONHO!!!
Por favor ponham um portátil aqui, eu trabalho a partir daqui para o resto da vida. Abdico de bónus e de ACTV em troca deste paraíso.
A Barra faz lembrar La Manga (mas sem a construção, esquece.. não tem comparação). Um braço de mar que entra pela terra.
Visitámos o Resort Flamingo. Quero cá voltar!! Cabanas em madeira por cima da água. Vista indiscrítivel. Condições fantásticas.
Depois ainda na Barra tive o meu primeiro contacto com a praia em Moçambique. Primeiros mergulhos numa praia quase deserta com um tempo óptimo, a água espectacular, areia fininha.. O quadro que imaginei quando vinha para cá. Um mergulho e uma 2M (cerveja) o calor não dava tréguas e a sede já apertava.

Jipe novamente próxima paragem Tofo.
O principal programa de hoje era fazer praia no Tofo.
Primeiro Tofinho. Colado ao Tofo, visitámos o local onde os nossos amigos João e Ninocha vão construir o seu cantinho no paraíso a centenas de metros da praia. O João ainda nos guiou ali perto a pontos com paisagens paradisíacas.
Chegámos à praia do Tofo. A nossa amiga Fátima abriu uns Lanhos (Coco ainda ‘jovem’) para bebermos água de Coco. Depois com uma Catana fez uma colher e abriu-nos o Lanho para comermos.


Praia. Outra difícil de descrever. Pleno Inverno aqui, com um Sol típico do nosso Verão, água óptima, um cenário lindíssimo. Tivemos a companhia de meia dúzia de meninos que estiveram a fazer-nos pulseiras 20 meticais cada. Tão queridos. Tu queres ajudar, mas eles são tantos e só sabem pedir..
Final da tarde 16h, porque aqui escurece a partir das 17h, é hora de volta à base.
Estamos hospedados nas casas de uns amigos. Casas espectaculares. Mais uma patuscada. Cozido à portuguesa. Muito bom. Os jantares têm sido um abuso. Parabéns à Dina, óptima cozinheira e um obrigada à empregada Virgínia que também dá o seu contributo.

A Moçaventura passou no sítio mais lindo que alguma vez conheci.
Amanhã regresso a Maputo. Acho que vou ter saudades daqui. Mas haverão mais histórias para contar.
Beijinhos e abraços.
Saudades Molungo Miguel.

Beijos Carlinha com + 2 para dares aos nossos filhotes.
Até amanhã.

2 comentários:

  1. Só hoje tive conhecimento deste sítio.Mais um para matar as saudades iemnsas que tenho de Moçambique.Vou gostar de te acompanhar Miguel na vossa aventura.Também estive em Moçambique recentemente de donde trouxe muita energia retratada aqui no meu sitio que espero também visites.Beijos e também á tua mãe minha querida amiga de sempre Minita.Estou aqui http://mokala.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. minha praia linda por demais, aproveite conhecer Inhamabane que nao vais te arrempender!!!

    http://www.cremysplay.blogspot.com/

    ResponderEliminar