quarta-feira, 20 de maio de 2009

DIA 7 - Maputo III - Conhecer a Capital a todo o vapor

Maputo

A nossa visita por terras onde Vasco da Gama resolveu parar no seu caminho para a Índia, continua na capital Maputo. O descobridor português que com todo o mérito tem um papel de destaque na História de Portugal, para mim cometeu um erro nessa sua descoberta do caminho marítimo para a Índia. Se pelo caminho descobre um local como este ao parar na Ilha de Moçambique, já nem interessa um sítio chamado Índia… Passava aqui umas férias de sonho com o seu barquito atracado junto à Ilha. Totó!!!

Bom, ao 7º dia eu virei um pouco o bom estado de espírito com que tenho vivido estas férias. Tal como o dia acordou xoxo também eu não estive muito bem. Depois de uma noite mal dormida, o corpo não reagia e psicologicamente as saudades e distância da Família estavam a fazer moça.
De manhã fomos para a piscina do Clube Naval novamente. Sol, calor, umas braçadas souberam-me muito bem. Por sorte o tempo mudou quando fomos almoçar. Pouco convidativo associado ao cansaço foram a motivação para uma sesta ao durante a tarde.

Acordei pronto para novo giro pelas ruas de Maputo. As visitas guiadas à capital têm sido espectaculares. Conhecer as ruas, os locais onde os nossos pais e avós viveram, trabalharam, é conhecer um pouco da nossa história.


Todos os edifícios importantes. O contraste entre aqueles que ainda estão conservados que normalmente pertencem ao governo e a destruição de outros que até dá pena. Também a marca da passagem portuguesa ainda bem vincada. Tudo contado pela minha Mãe que cá viveu a sua infância e adolescência, pela nossa amiga Ninocha que cá nasceu e viveu também mais de 20 anos e pelo nosso timoneiro João que para além de ter vivido no mesmo período regressou já há mais de 10 anos mostrando-nos melhor que ninguém o contraste entre duas épocas diferentes e a realidade actual dos moçambicanos.

De todos os locais o destaque vai para a estação dos Caminhos de Ferro de Moçambique. Gostei imenso da visita a um património muito bonito.
A todo o vapor fechamos o dia de hoje.
Amanhã espero estar de volta em melhor forma que hoje. Mais sol mais piscina.
Estou na expectativa com o fim-de-semana e a mais que provável viagem ao norte de Moçambique.


Beijos e abraços do Molungo Miguel.
Até amanhã.

Carlinha já não falta tudo para o meu regresso (12 dias se não estou enganado).
Toma conta dos nossos filhotes e de ti também.
Beijos aí para casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário